Durante todo este mês, inúmeras entidades e movimentos sociais chamaram a atenção da sociedade sobre o Outubro Rosa, uma campanha anual realizada mundialmente para alertar sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo é divulgar ao máximo as informações e destacar a importância de lutar pelo direito à saúde, por atendimento médico e o suporte emocional.
A prevenção aumenta muito as chances de cura e 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Daí a importância da mamografia, o principal método para o rastreamento da doença.
Como nasceu o Outubro Rosa
O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.