GERAL

Dia da Consciência Negra | 20 de novembro

19 Nov 2024 51 VISUALIZAÇÕES

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), o Coletivo de Combate Nacional de Racismo da CUT vai debater os impactos de um dos maiores entraves para a população negra no mercado de trabalho, o racismo estrutural. O encontro será realizado nos dias 21 e 22 deste mês, a partir das 9h, na sede da CUT Nacional, no Brás, em São Paulo.

O Dia Nacional da Consciência Negra lembra a morte de Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão do seu povo. A data, que lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, tornou-se feriado nacional após a promulgação de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final de 2023.

Mercado de Trabalho

Os dados sobre o mercado de trabalho mostram que pessoas negras formam a parcela com as piores condições de emprego e renda do país. De acordo com o movimento negro, isso é resultado de um processo histórico, fruto do chamado racismo estrutural.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro são evidentes. No 4º trimestre de 2023, entre as mulheres ocupadas com inserção informal no mercado de trabalho, 41% eram negras e 31% não negras.

O levantamento aponta que 91% das trabalhadoras domésticas no Brasil são mulheres e 67% delas são negras.

 

Com informações da CUT