Diversas agências bancárias do país, especialmente do Itaú e Bradesco, estão negando a permanência de cliente e usuários nas agências para a realização de depósitos e pagamentos de contas de consumo nos caixas. Estão instruindo a utilização do caixa eletrônico ou os correspondentes bancários. Os funcionários informam aos consumidores que o banco está sem sistema e que por isso não pode receber. O Sindicato dos Bancários de Bragança e Região também vem recebendo reclamações de clientes que estariam sendo informados que não seira possível realizar operações com valores inferiores a R$ 1.000,00 nos caixas.
A situação vem se tornando cada vez mais frequente, segundo relatam bancários e clientes. O que tem gerado também brigas e muita reclamação nos locais.
“Em algumas agências o aviso é dado de minutos em minutos para quem está na fila, constatei isso pessoalmente”, conta Maria Helena Francisco, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A entidade questionou o Itaú sobre a prática e espera que providências sejam tomadas, pois é um direito de clientes e usuários utilizar este serviço.
Helena destaca ainda que desviar todos os depósitos para os caixas eletrônicos acaba sobrecarregando o tesoureiro responsável por fazer a coleta. “Por que acumular nos caixas eletrônicos se dará mais trabalho assim? Não faz sentido algum”, questionou.
Segundo a resolução nº 3.694/2009 do Banco Central, é vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.