BMB
Bradesco
CEF
Itau
Santander

Bancos públicos agradam mais os clientes do que privados, diz pesquisa

09 Jun 2014 51 VISUALIZAÇÕES

Os clientes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do gaúcho Banrisul estão mais satisfeitos com o banco do que os correntistas das instituições privadas Itaú, Bradesco e Santander, segundo pesquisa da consultoria CVA Solutions.

A satisfação do cliente, segundo o estudo, está mais ligada ao preço de tarifas, juros do financiamento, anuidade do cartão e taxas de administração do que com a qualidade do atendimento.

O custo responde por 68% da “nota” dada, e os benefícios – fila, variedade de produtos, acesso ao gerente, site amigável, eficiência do call center etc. – somam 32%.

A pesquisa foi feita em abril com 5.651 pessoas em todo o país, via internet. A margem de erro é de 1,3 ponto, com 95% de confiabilidade (o resultado se repetiria em 95% das vezes em que a pesquisa fosse refeita).

Na Caixa, o cliente admite que o banco deixa a desejar na consultoria de investimentos, mas “empata” com a média do mercado na gestão da conta-corrente, seguros e cartão. O BB tem o serviço mais próximo dos rivais privados.

A situação muda um pouco para o cliente de alta renda –Itaú Personnalité, Bradesco Prime, Santander Van Gogh, BB Estilo, Citibank e HSBC Premier. “Esse cliente continua preocupado com preço, mas aceita pagar mais pelo atendimento”, disse Sandro Cimati, da CVA.

A qualidade do atendimento chega a 40% da avaliação dos benefícios na alta renda, enquanto o varejo soma 35%.

CUSTO X BENEFÍCIO

Banrisul, Caixa e BB se destacam, nessa ordem, na relação entre custo e benefício dos empréstimos. Receberam notas 1,09, 1,05 e 1,02 – todos acima de 1,00, a média do mercado.

Acima de 1,00 implica desempenho superior. O mesmo vale no sentido inverso.

Itaú e Bradesco ficam abaixo da média, ambos com 0,98, seguidos por HSBC (0,97) e Santander (0,96).

A situação se repete na avaliação da conta-corrente, em que o Banrisul, BB e Caixa superam os rivais privados.

A disputa fica mais equilibrada na avaliação do cartão de crédito. A Caixa está um pouco melhor (1,02), enquanto BB, Itaú e Santander empatam com 1,01. O cartão é ainda o único serviço em que o Banrisul aparece abaixo da concorrência.

Nos investimentos, BB, Itaú e Caixa empatam, mas estão atrás do Banrisul.

PREMIUM

Bradesco Prime, HSBC Premier e Citibank são os bancos mais bem avaliados, nessa ordem, pelo cliente na gestão da conta-corrente no segmento de alta renda.

Os três também aparecem bem classificados nos investimentos e nos empréstimos e financiamentos.

Um dos pioneiros da segmentação, o Itaú Personnalité está mais próximo da média do mercado na maioria dos serviços. O destaque fica para o cartão de crédito, que tem a melhor avaliação do mercado, com exceção do HSBC Premier.

Apesar da boa avaliação no grande varejo, o BB fica abaixo dos rivais privados no segmento de alta renda – o BB Estilo. Os serviços do banco estão abaixo do média em todos os itens avaliados, com exceção do cartão de crédito, em que empata com a média do mercado.