BMB
Bradesco
CEF
Itau
Santander

Caravana da Fetec lança Campanha Nacional dos Bancários em Bragança

27 Aug 2014 38 VISUALIZAÇÕES

Foto: Andréa Ono – Seeb Bragança

A Caravana de Mobilização da FETEC-CUT/SP chegou, nesta quarta-feira, 27, à Bragança Paulista, chamando a atenção de bancários e da população em geral para a luta por melhores condições de trabalho e por um sistema financeiro que preste melhores serviços à sociedade. A mobilização faz parte da abertura dos trabalhos da Campanha Nacional dos Bancários.

Os dirigentes sindicais de Bragança, Limeira, Jundiaí, Guarulhos, Vale do Ribeira e da Federação dos Bancários da CUT percorreram as principais agências do centro cidade, denunciando assédio moral, gestão opressora e os elevados lucros dos bancos em detrimento da saúde e segurança dos bancários e de uma melhor prestação de serviços à população. Houve distribuição de material de esclarecimento aos cidadãos.

Nos seis primeiros meses de 2014, os três maiores bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander) lucraram R$ 19,6 bi, cifra 22,9% maior se comparada ao do mesmo período de 2013. No decorrer de todo o ano passado, os seis maiores (BB, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) lucraram R$ 56,7 bilhões.

No primeiro trimestre de 2014, o setor financeiro cresceu 2,6% ao passo que o Produto Interno Bruto do Brasil subiu 1,9%, conforme dados do IBGE comparado a igual período de 2013. Mesmo assim, entre janeiro e julho deste ano, os bancos eliminaram 3.600 postos de trabalho, enquanto que a economia brasileira gerou 632.224 novos empregos.
A consulta popular, que será realizada de 01 a 07 de setembro próximo, visa requerer do Congresso Nacional a instalação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana para debater mudanças no atual sistema político brasileiro, que sejam capazes de favorecer o conjunto da sociedade brasileira.