GERAL

Curso Economia para Transformação Social tem segundo módulo nesta terça (2)

27 Mar 2024 55 VISUALIZAÇÕES

A Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, na próxima terça-feira (2 de abril), o segundo módulo do curso Economia para a Transformação Social. O evento será realizado na modalidade remota, pela plataforma Zoom, das 19 horas às 22 horas.

O programa é voltado a dirigentes sindicais bancários e de outras entidades filiadas à CUT, como também a suas assessorias. Nesse segundo módulo, os temas em foco serão “Mitos econômicos e o debate brasileiro” e “Mitologia fiscal e a retórica da austeridade”.

Os participantes do primeiro módulo não precisam fazer nova inscrição. Para os dirigentes que não participaram, as inscrições estão reabertas. As orientações sobre as inscrições foram enviadas para as secretarias-gerais das entidades sindicais. Após a realização do pedido, os novos inscritos receberão o link da sala por e-mail e também as orientações para recuperar o conteúdo do módulo anterior.

Como no primeiro módulo (detalhes a seguir), as atividades serão ministradas pela professora-doutora Juliane Furno e pelo professor livre-docente Pedro Rossi, autores do livro também intitulado Economia para a Transformação Social, publicado pela Fundação Perseu Abramo e que deu origem ao curso.

O curso

No conjunto, o curso busca apresentar, de forma panorâmica e acessível, os principais elementos, ferramentas e discussões necessários para a compreensão da economia.

A professora Juliane, ao se referir à relevância desse conhecimento para o dirigente sindical, resume que “quem melhor entende a realidade, melhor consegue pensar em uma tática para se posicionar e ter vitórias; por isso, estudar, e estudar coletivamente, é fundamental”.

O pesquisador Pedro Rossi reforçou que “economia é também autoconhecimento, e entendê-la é entender o mundo que nos cerca”. Para ele, “assim, é possível ter instrumentos para transformá-lo, pois, para termos instrumentos para enfrentar o discurso econômico hegemônico, temos que nos apropriar de conhecimento”.

Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “o curso, que integra o programa nacional de dirigentes do ramo financeiro, oferece conteúdo que permite uma melhor compreensão, por parte dos diretores das entidades sindicais, da história do pensamento econômico, dos embates e debates de ideias no passado e no presente”.

Zanon garante que, “com isso, o programa amplia a capacidade do dirigente para fazer análises de conjuntura e para prever cenários econômicos, preparando-os para uma intervenção qualificada na sociedade, ajudando na construção do fortalecimento das lutas pelos interesses da classe trabalhadora”.

1º módulo

O primeiro módulo, presencial, foi desenvolvido em dois dias. Na quarta-feira, dia 13, as atividades foram ministradas pela professora Juliane e incluíram tópicos como dinheiro e organização social; Marx e Keynes no pensamento econômico; neoliberalismo; e desenvolvimento, subdesenvolvimento e dependência. Leia detalhes aqui.

Na quinta-feira (14), com o professor Pedro Rossi, os temas estudados foram transformações no capitalismo global e o mundo pós-pandemia; o fim da ordem liberal, a crise de 1929 e o New Deal; o pós-guerra e os estados de bem-estar social; a economia internacional na era da globalização; e crise de 2008, pandemia e transformações na ordem internacional. Leia detalhes neste link.

Os professores

Juliane Furno é cientista social, economista e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recém-concursada para professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é assessora da diretoria do BNDES. Foi assessora sindical da CUT.

Pedro Rossi é professor livre-docente do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon). Foi professor visitante da Fudan University (Shanghai) e pesquisador visitante na Unctad/ONU (Genebra) e na University College London.

Outros módulos

O curso Economia para a Transformação Social terá ainda outros dois módulos, além do que se realiza no dia 2. Confira a seguir a agenda e o programa de cada um.

3º Módulo (remoto)

Dia 23 de abril, das 19h às 22h, pela plataforma Zoom.

– Excesso de gastos e o país quebrado

– Os mitos sobre a inflação

– O mito da meritocracia

4º Módulo (presencial)

Em São Paulo, local a confirmar.

Dia 15 de maio de 2024, das 10h às 17h.

– Subdesenvolvimento, neoliberalismo e transformação social no brasil

– Subdesenvolvimento, industrialização e neoliberalismo

Dia 16 de maio de 2024, das 9h às 16h.

– Crescimento e distribuição nos governos Lula e Dilma

– Ascensão e fracasso da estratégia neoliberal

– Agenda econômica para a transformação social

 

Fonte: CONTRAF