Parecia que as coisas não podiam piorar para os funcionários do Banco do Brasil. Como se não bastasse o clima de insegurança instalado pelo anúncio da extinção de algumas funções, na última terça-feira, 6, os trabalhadores do BB foram surpreendidos com uma nova alteração no Programa Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria (PEAI). Está decretada a caça e é preciso agir com cautela.
A direção do Banco do Brasil ampliou o público alvo do PEAI, agora estendido aos funcionários com mais de cinco anos de contribuição ao PrevMais plano de complemento à aposentadoria ligado ao Economus.
Pela regra anterior, era preciso estar aposentado ou ter condições de requerer o benefício pelo INSS até 31 de dezembro ou ter contribuído por pelo menos 15 anos com a Previ ou Economus.
De acordo com informações, alguns gestores estão assediando moralmente seus subordinados.
O prazo para aderir ao PEAI termina nesta sexta-feira, 9. Contudo, recomenda-se cautela. É interessante que o bancário que pretende aderir ao PEAI e atende os requisitos exigidos para isso, reflita bem e consulte a Previ ou o Economus Ninguém é obrigado a aderir, mesmo que seja elegível. Se decidir permanecer no banco, também precisa agir com atenção. Precisa denunciar perseguições sofridas ao Sindicato, para que sejam tomadas medidas contra o assédio, alerta Rodrigo Franco Leite, diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil.
O PEAI foi anunciado pelo banco em 20 de novembro e o objetivo é atingir 18 mil funcionários. Na mesma data foi também divulgado o fechamento de mais de 400 agências e diversos departamentos.