Mercantil
GERAL

Mercantil distorce realidade das negociações da PLR em comunicado interno

21 Aug 2024 75 VISUALIZAÇÕES

O Sindicato manifesta sua indignação com um comunicado interno do Mercantil, que chegou ao conhecimento da entidade nesta terça-feira, 20, sobre as negociações do acordo do Programa Próprio de PLR. Não é verdade que o Sindicato “se mantém inflexível” no debate. Pelo contrário, a entidade aguarda resposta sobre uma contraproposta já apresentada ao banco.

No comunicado, o Mercantil afirmou que “tem flexibilizado a proposta em pontos cruciais” desde o início das negociações. No entanto, o banco está irredutível, não oferecendo justificativas plausíveis para o aumento descomunal da meta de lucro, sem aceitar uma redução dentro da razoabilidade, além de persistir em uma gestão abusiva que adoece bancárias e bancários.

Nos últimos meses, o Sindicato tem recebido diversas denúncias de funcionárias e funcionários do banco sobre o descaso e desrespeito do Mercantil com os trabalhadores. Além da cobrança excessiva por metas, as denúncias revelam que o Mercantil realizou ranqueamento de funcionários, prática expressamente proibida pela cláusula 39 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Desde o início das negociações, o Sindicato se mostrou aberto ao diálogo com o Mercantil e vamos continuar tentando construir uma proposta digna para as bancárias e bancários. Não vamos permitir que o banco continue adoecendo os trabalhadores”, afirmou Vanderci Antônio, diretor do Sindicato de BH e coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) BMB.

“O Sindicato vem denunciando, há meses, as condições de trabalho adoecedoras no Mercantil, com ameaças constantes para o cumprimento de metas e medo de demissão. As campanhas de prospecção, como “Mar Aberto” e “CP Resolve”, obrigam funcionários a realizarem atividades que não condizem com as tarefas de bancárias e bancários”, destacou Marco Aurélio Alves, Coordenador da COE.

Fonte: Bancários BH