Compreender o que está em jogo (…) na Cassi, é de fundamental importância para a busca de soluções para a sustentabilidade, sem a perda de direitos em saúde conquistados ao longo da história do funcionalismo, ressalta o 19º Prestando Contas Cassi.
O boletim informativo destaca a importância dos participantes se apropriarem dos debates que permeiam o futuro da caixa de assistência.
> Leia o Prestando Contas Cassi número 19
Um dos pontos nevrálgicos é a defesa e ampliação da Estratégia Saúde da Família, no qual equipe multidisciplinar acompanha o grupo familiar durante o ano todo e, dessa forma, conhece seu histórico de saúde, podendo agir na prevenção ao invés do tratamento, quase sempre mais dispendioso.
O informativo também ressalta que os representantes eleitos dos participantes foram contrários às diversas propostas por parte do patrocinador (Banco do Brasil) para reduzir direitos em saúde como, por exemplo, aumentos de coparticipações sobre consultas, exames e terapias, criação de franquias sob internação, redução ou extinção de programas de saúde fundamentais para os associados.
Além do boletim informativo Prestando Contas Cassi, serão publicados seis vídeos no site do Sindicato nos quais William Mendes, diretor de Saúde e Rede de Atendimento, explica a situação da caixa de assistência e os desafios que os participantes têm pela frente. O primeiro já está disponível – clique aqui – e aborda a relação entre sustentabilidade e modelo assistencial na Cassi
William Mendes é o diretor eleito pelos trabalhadores responsável pelo modelo de saúde da Cassi e pela estrutura própria da entidade nos estados, as Unidades Cassi e as CliniCassi.