O Procon autuou 15 estabelecimentos durante a Operação Pacificador em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na ação, a fiscalização vistoriou 33 estabelecimentos. Cerca de 38 kg e 500 g de alimentos e 8 litros e 300 ml de bebidas foram descartados. Itaú, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal também foram autuados. O problema mais frequente foi o longo tempo de espera na fila de atendimento.
A lanchonete Rainha dos Lanches, localizada na Travessa Manuel Correia, foi interditada pelas péssimas condições de higiene encontradas alimentos armazenados no chão, fiação exposta em toda a cozinha, fogão com ferrugem e crostas de gordura e por não apresentar vários certificados exigidos por lei, como o de dedetização, dos bombeiros e de potabilidade da água.
Além disso, foram encontrados 2 litros e 450 ml de bebidas vencidas e 26 kg e 500g de alimentos sem identificação do prazo de validade, entre eles, frios, carnes e molhos.
Dos cinco bancos vistoriados, apenas o Banco do Brasil, da Av. Plínio Casado, não foi autuado. Todos os outros – Itaú, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal apresentaram problemas e o mais frequente deles foi o longo tempo de espera na fila de atendimento, que por lei estadual deve variar de 15 a 30 minutos, nos dias de pico.
Nos estabelecimentos Biju Mania, Trikilha, Marisa, Fit Fashion, Prolar, Riv, Ellegance, Casas Bahia, Xiq, Tele-Rio, Villar Calçados, Sonho dos Pés, Belíssima, Atacadão Caxiense e Casa & Vídeo – todos localizados no calçadão da Rua José Alvarenga -, Casas Bahia, da Av. Presidente Kennedy, e O Amigão, na Rua Manoel Teles, não foram encontradas irregularidades.
Veja a lista de estabelecimentos autuados pelo Procon:
1 – Banco Itaú (Av. Pres. Kennedy): No momento da fiscalização havia 20 pessoas na fila de prioridade, em pé, aguardando atendimento e só havia três assentos prioritários.
2 – Caixa Econômica (Plínio Casado): Tempo de espera 1 hora e 35 minutos para atendimento no caixa.
3 – Banco Santander (Av. Presidente Kennedy): Apesar de haver caixa para atendimento prioritário no andar térreo este não estava funcionando. O atendimento de idosos, gestantes e outras prioridades estava acontecendo no segundo andar da agência. Tempo de fila de 1 hora e 8 minutos no atendimento prioritário e 1 hora e 20 minutos no atendimento convencional.
4 – Bradesco (Av. Plinio Casado): Tempo de espera 40 minutos no atendimento prioritário. Na fila do caixa regular, não é utilizada senha, não sendo possível medir o tempo de espera que se entende razoável para o atendimento ao consumidor.
5 – Di Santinni (Rua José de Alvarenga): Não apresentou exemplar do CDC e não havia cartaz do Disque 151.
6 – Ponto Frio (Rua José de Alvarenga): Ausência de preços nos produtos expostos. Preços diferentes para pagamentos com cartão e com dinheiro.
7 – Megazzump (Rua José de Alvarenga): Ausência de preço em roupas.
8 Humanitarian (Rua José Alvarenga): Preço descrito com “a partir de”. Grafia das parcelas maior que a do valor total.
9 Riachuelo (Rua José de Alvarenga): Ausência de preço dos produtos nos manequins.
10 Leader (Av. Nilo Peçanha): Produtos expostos à venda nos manequins sem especificação de preço.
11 – Ricardo Eletro (Rua Nilo Peçanha): Apresentação de preço com as parcelas maior que o preço à vista. Não apresentou exemplar do CDC e não havia cartaz do Disque 151.
12 – Pastelaria Sol do Oriente (Rua José Alvarenga): Havia 3 kg de hambúrguer e 3 kg de carne moída sem informação. Lixeiras da cozinha sem tampa. Sucos produzidos com água não filtrada. Não foi apresentado certificado de potabilidade da água e certificado dos bombeiros. Certificado de dedetização vencido. Cozinha e utensílios utilizados em péssimas condições de higiene. Dado prazo de 10 dias para apresentar os documentos não apresentados e realizar limpeza da cozinha.
13 – Pastelaria Nós Aqui Travez (José de Alvarenga): Havia 3 kg de aipim cozido e 1 kg de queijo parmesão sem informação. Massa para salgados armazenados no chão. Lixeiras (duas) sem tampa na cozinha. Ralo sem tampa na cozinha.
14 – Café e Bar Central (Rua Joaquim): Encontrados nove latas de cerveja de 473 ml e quatro latas cerveja de 350 ml vencidos e 2 kg de queijo e 200 ml leite sem especificação. Não foi apresentado certificado potabilidade da água. Prazo 15 dias pra melhorar a câmara fria.
15 – Rainha dos sucos e lanches (Travessa Manuel Correia): Encontradas sete latas (350ml) de refrigerante zero vencidas e 5 kg de queijo, 2 kg de presunto, 1,5 kg de costela, 7 kg de frango desfiado, 6,5 kg de carne moída e 4,5 kg de molhos sem identificação. Funcionário sem touca, lavatório sem sabonete liquido e antisséptico para mãos na área de preparo. Sucos feitos com água da bica (não filtrada). Cozinha e área de preparo de alimentos em péssimas condições de higiene e limpeza. (ferrugens nos freezers, alimentos armazenados no chão – massas prontas -, fogão com ferrugem e com crostas de gordura, fiação exposta em toda a cozinha, azulejos quebrados e sujos, utensílios sujos, animal (gato) na cozinha). Sem certificado de dedetização. Sem cerificado dos bombeiros. Sem certificado de potabilidade da água. Fica o local interditado a até as providências serem tomadas.