A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações e sindicatos assinaram na tarde desta segunda-feira (4), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, quatro acordos coletivos aditivos à CCT relacionados à direitos específicos conquistados pelos trabalhadores do Bradesco.
A assinatura dos documentos garante o Sistema Alternativo de Controle de Jornada de Trabalho 2017/2019 (Ponto eletrônico), a Análise de Crédito, de Atendimento e de Suporte do Banco Bradesco Financiamentos 2017/2019 e Programa de Capacitação Designado CIPA 2017/2019 (CIPA Treinet), que abrangem todo o país.
Para o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, os acordos garantem direitos específicos conquistados pelos bancários do Bradesco. “É um grande avanço e vai dar mais segurança ao trabalhador. Além disso, agora ele poderá participar efetivamente dos debates sobre a jornada de trabalho”, disse.
Os sindicatos dos bancários de São Paulo e Curitiba também assinaram um documento referente ao Telebanco, no qual ficou definido que os trabalhadores do teleatendimento irão receber um adicional R$53,45 para os dias trabalhados aos sábados, domingos e feriados. Para aqueles que ocupam cargo remunerado com gratificação de função de confiança, o valor adicional será acrescido de 55%.
A assinatura destes acordos somente foi possível porque, antes conquistamos o direito de discutir sobre a jornada de trabalho e criamos um GT com esta finalidade. Mas, a discussão se tornará mais efetiva com a possibilidade de real controle do horário de entrada e saída, explicou Gheorge Vitti, coordenador da COE do Bradesco.
Além de Gheorge, também estiveram presentes na reunião o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, a vice-presidenta Juvandia Moreira e representantes do Sindicato dos Bancários do ABC; de São Paulo, Osasco e região; e da Bahia. Outras federações foram representadas pela Contraf, após enviarem procuração à entidade.