Banco do Brasil

BB ignora decisão judicial e paga 13º de forma incorreta

22 Nov 2017 10 VISUALIZAÇÕES

Os funcionários do Banco do Brasil receberam o adiantamento da metade do 13º em abril. Agora, na folha de pagamento de novembro, foi feito o estorno de parte do valor do adiantamento, especialmente dos funcionários que foram descomissionados. O cálculo do valor total do 13º foi feito com base no salário atual, sem o valor da comissão, ou com a comissão reduzida.

É um desrespeito do BB para com os seus funcionários. Além de terem salários reduzidos sem justo motivo, tiveram reduzidas suas expectativas de renda em um período que normalmente possuem gastos maiores. A razão para o aperto que a direção do BB colocou seus trabalhadores é essa reestruturação absurda, que cortou salários indiscriminadamente

Existe decisão judicial, em ação impetrada pela Contraf-CUT, que garantiu aos trabalhadores atingidos pela reestruturação imposta pela direção do BB, sob ordens do governo Temer, o direito de manter a comissão recebida por dez anos ou mais, inclusive incorporando-as aos salários com impactos previdenciários e em outros direitos como férias e 13º.